quarta-feira, 31 de agosto de 2011

La Tomatina

Começou na Espanha, mais precisamente em Buñol, mais uma festa La Tomatina - na qual, somente neste ano, foram desperdiçadas mais de 120 toneladas do fruto através das mãos de mais ou menos 40 mil participantes.

Li "comentaristas" dizendo que os frutos provavelmente estariam estragados, impróprio para o consumo humano, e etc. Buen, eu poderia ser menos humano para evitar esse desperdicio. Poderiam empregar tais tomates de inumeras formas... adubo, ração animal, reutilização das sementes, produção de farelo, etc...

[lol] os organizadores também se defenderam da questão do desperdício afirmando que enviaram 40 mil outros convites para a somália - mas ninguém compareceu. [/lol]

Longe de fazer uma piada, trata-se de um apelo à consciência - quantos a temos? Se essa festa é tradicional, significa que todo ano toneladas de tomate estão sendo usadas pra esse propósito infeliz. Guerra de comida? Até a moral cristã condena! tsc tsc tsc...

4 comentários:

  1. é tradição cultural o desperdício de alimentos, a exploração animal, a submissão feminina. Aí eu pergunto, até que ponto podemos usar a "cultura" como desculpa pra esse tipo de coisa?

    ResponderExcluir
  2. Ainda vamos alcançar condição de "ser civilizado".

    ResponderExcluir
  3. [tio.taz]: atingimos! é assim que os civilizados se comportam!

    ResponderExcluir
  4. A estupidez também rola na cidade SP, no aniversário da cidade, quando um bolo que tem uma metragem igual a idade da cidade anfitriã, é destruído em poucos segundos, por uma população que fica em volta do bolo, esperando o sinal para avançar, como a galera da São Silvestre aguarda o sinalização de largada. E a chance de ter soja e trigo transgênico é grande, devido o patrocinador Bunge (detentora da marca Primor e Dona Benta). E tem também o Carrefour que passando na frente da Flaskô na fila do dinheiro (na boca do caixa do BNDS), pode continuar a patrocinar esta linda festa.

    http://www.youtube.com/watch?v=NzloIHo-5uw&feature=related

    E engraçado que lá em Recife e Olinda, o bolo é distribuído de mão em mão de maneira organizada.
    Talvez por SP ser a cidade da abundância, pode dar o luxo de fazer isso, mesmo com as inúmeras pessoas em situação de rua, que nesse Mercado da Sobrevivência, competem palmo à palmo nas ruas próximas do Bixiga na região central, nos sacos de lixo, caridade e na mendicância.

    Lembrando que o patrocinador do bolo de Recife e Olinda, também é da Bunge. Só acho engraçado porque os transgênicos com à promessa de eliminação de pragas, e vejo a Praga da Bunge em todo lugar.

    Atrasados são os Índios!

    ResponderExcluir