terça-feira, 13 de setembro de 2011

A música que Roberto Carlos não cantou em Israel

No link abaixo, que redireciona ao blog Com Texto Livre você ouvirá a música que Roberto Carlos não cantou em Israel.

O Vídeo contém cenas fortes, eu não consegui assistir.


As vezes eu fico imaginado se a crueldade e a brutalidade do tratamento dado pelos europeus aos judeus(NÃO, a idéia de perseguir judeus NÃO foi do Hitler, ele massificou a idéia - algo como transformar um morteiro em uma bomba H -, busque na história dos ingleses, franceses, espanhois e russos, por exemplo, e veja o que você pode encontrar), enfim, penso se a brutalidade sofrida pelos judeus em toda a história pode ter tornado PARTE deste povo TÃO insensível a ponto de ser capaz de reproduzir o holocausto, pois é assim que vejo a ocupação da Palestina, como um NOVO e MAIOR holocausto posto que este perdura por meio século.

O mesmo homem que chora no muro das lamentações é o que permite que milhares de Palestinos chorem por seus familiares mortos, por suas casas destruídas, por sua liberdade suprimida por grades e fuzís.

É fácil, muito fácil condenarmos, do conforto de nossos lares, o homem-bomba que no fundo não é um suicida, pois, no fim das contas ele só está adiantando sua morte inevitável, trocando morrer acuado com um tiro de fuzíl israelense (são os melhores do mundo, você sabe) por morrer causando dano ao inimigo. Não sei se eu faria diferente, afinal, não é preciso ser muçulmano para ser palestino, muitos deles são católicos e INCLUSIVE alguns são judeus também, mas, isso não é conveniente que se fale...

Eu choro - e não é no sentido figurado - toda vez que eu penso que se eu não tivesse tanta sorte, poderia ser eu um dos palestinos que carrega o filho morto nos braços. Poderia ser você.

4 comentários:

  1. Por favor, eles estão em guerra. Feridos? Mortos? Estão dos dois lados. Todos sofrem com a guerra. Israel não é tão mais culpado que os árabes, o inverso também é válido. Há muitas mazelas nesse mundo. Muitos interesses. O mundo é como uma lar:
    enquanto os familiares não porem as diferenças de lado, dialogarem e souberem se respeitar e fazer concessões esse lar continuará em desarmonia.

    ResponderExcluir
  2. [tio.taz] Você disse "Israel não é mais tão culpado que os árabes"?

    ResponderExcluir
  3. ^^
    Xeque!

    A culpa de Israel...
    Ter brotado no meio do território palestino e expulsado várias famílias que ali residiam.
    Não importa qual a terra, ela é sagrada. Não é justificativa.

    Isso aconteceu por causa de uma teoria bíblica e uma comoção internacional que tomou caráter político.

    A situação é bem delicada. Não é todo dia que se ganha terra, ainda mais uma que tem valor histórico e sentimental.

    Então, admito, expressei mal. Nesse quesito político que tomou terras palestinas. Israel é extremamente culpado. Não justifico. Mas a maioria das nações teriam agido da mesma forma, suponho.

    Porém, tratando-se do quesito civil: morre inocente dos dois lados. Civil árabe. Civil israelense. Palestinos que tinham a posse da terra. Israelenses que consideram essa terra como direito. Gente que só quer viver, mas que são criados com sentimento de revanche e vingança. Joguetes de líderes políticos, que deturpam religiões, e extremistas.

    ResponderExcluir
  4. [tio.taz]bueno, no quesito civil tenho que concordar... é, tocando num detalhe crucial: identidade, aquela mesma citada por ti num outro comentário (aliás, muito pertinente!). Fico me perguntando até que ponto é tolerante uma cultura que prevê a morte de indivíduos de outras... me pego pensando justamente na cultura ocidental, e porque nao dizer logo, no capitalismo (que, afinal, também é uma cultura).
    concordo também que paises fariam da mesma forma. Países com história e identidade. Fico me perguntando se países como o Brasil teriam feito o mesmo (sem piadinhas...).

    ResponderExcluir