sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Todo trabalho criativo é inspirado no que veio antes



“Toda a história da cultura humana evoluiu através da cópia“, conta Nina Paley. Neste vídeo excepcional, Paley capturou centenas de fotos de esculturas em museus estendendo-se pela arte greco-romana, asiática e européia medieval, e teve o lampejo de vasculhá-las em busca de exemplos claros de evolução artística, animando a mescla resultante ao ponto em que é difícil descobrir o que é “original” e o que é uma “cópia”. São uma mesma figura evoluindo e se movimentando em poses, estilos e traços com diferenças muito pequenas.
“O que para uma pessoa é uma ‘influência’, para outra é um ‘roubo’. A lei de direitos autorais se estende não apenas para cópias exatas, mas também a ‘trabalhos derivativos’, e isto tem levado à censura em grande escala. Um advogado de direitos autorais viajante do tempo poderia encontrar em um museu todo tipo de violações de direitos. Gregos, egípcios e artistas do sudeste asiático influenciaram uns aos outros pesadamente: teria sido isso um ‘empréstimo, ‘roubo’ ou infração aos direitos autorais?“, questiona.


[texto de autor desconhecido]

2 comentários:

  1. Excelente vídeo para se pensar/criticar questões de censura e direitos autorais na era do SOPA.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei que uma coisa não tem nada a ver com a outra, e apesar se ser a favor da liberdade para compartilhar ideias, eu acho que o plágio tem crescido de modo preocupante.

    ResponderExcluir