quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Desligue seu piloto automático!




Os relacionamentos entre as pessoas atualmente me parecem distantes, mercantilizados e superficiais. As trocas de idéias, de críticas construtivas e de sinceras solidariedades são substituídas pelas trocas monetárias, como se essas fossem práticas inerentes da vivência humana. O “bem material” serve de instrumento e justificativa para preencher o vazio deixado por relações supérfluas e inconsistentes, de modo a construirmos cada vez mais um abismo entre nós mesmos. Então, esse “bem material” está mais para “mal material”, pois ele é a materialização de frustrações e, conseqüentemente, autodestruição. 
Agimos mecanicamente e perdemos oportunidades reais de aprendizado, pois o diálogo com o outro se dilui em curtas frases e pensamentos de senso comum.
O mais irônico de tudo isso é que ainda nos definimos como seres superiores. Que seres superiores são esses que não conseguem nem ao menos estabelecer um reflexão mais concreta, ativa e crítica da própria existência entre os seus “iguais”?

Fazer algo verdadeiramente humano está muito além do simples fato de termos polegares opositores e sermos animais bípedes e “racionais”.

3 comentários:

  1. ABSOLUTAMENTE! muito bem colocado, e o pedaço do filme (Waking Life - Richard Linklater, 2001) é excepcional. A sociedade nos colocou um rótulo em nossas testas, onde lemos um na testa do outro "CONSUMIDOR". Mas antes de sermos malditos consumidores, somos HUMANOS! não esqueçamos do que está antes de nossas facetas mais óbvias! Lembremos que o outro também pode dar esse passo atrás, vamos conversar, vamos dialogar, vamos problematizar, e não meramente comprar.

    p.s.: Não é a toa que os Direitos do Consumidor são os mais lembrados pela população comum... temos [mais] um problema.

    [tio TAZ]

    ResponderExcluir
  2. Ou somos super-chimpanzés???

    Em uma sociedade em que o TER define o SER e o que se ACUMULA só tem valor se é MATERIAL, físico e prático, será que ainda somos algo mais que um chimpanzé treinado pro consumo?
    O que nos impede de voltar a SER?

    Para parafrasear o mesmo filme:
    O medo ou a preguiça?

    ResponderExcluir
  3. [Tio TAZ] buriti sempre foda.

    sempre me faço essa pergunta. Medo ou preguiça. Ainda acho que nossa concepção de razão é ingênua e pretensiosa. Não saberemos de tudo NUNCA. é contra nossa "natureza" aceitarmos o todo. Somos particularistas... umbigueiros.

    ResponderExcluir