sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CMI E A CENSURA

O Centro de Mídia Independente se caracteriza por ser uma " rede de produtores e produtoras independentes de mídia que busca oferecer ao público informação alternativa e crítica de qualidade que contribua para a construção de uma sociedade livre, igualitária e que respeite o meio ambiente" - palavras retiradas do próprio site. 


Há 10 anos atrás, fruto de uma cobertura jornalística alternativa aos protestos ocorridos em Seatlle, em 1999, contra o encontro da OMC,o site de mídia independente foi criado para publicações livres, no qual diferentes órgãos de imprensa alternativa publicariam relatos, entrevistas, análises e imagens em copyleft, promovendo o intercâmbio de informações e a cooperação mútua. Tal foi seu sucesso que, hoje, os CMIs se fazem presentes em vários países, inclusive no Brasil.

O CMI, dessa forma, vem sendo um importante instrumento de informação e uma alternativa aos meios de comunicação de massa.
Contudo, há algum tempo atrás, o site vem sofrendo CENSURA. Sim, o CMI vem sendo censurado e para entender o porquê, colarei aqui o post de um colaborador do "blog Trezentos" relatando sua experiência ao não conseguir acessar o site:

A Claro, o CMI, a justiça e eu 

"Há alguns meses o pessoal do Centro de Mídia Independente (CMI) começou a receber relatos de usuários que não conseguiam acessar seu site. Os administradores de sistema do CMI tentaram localizar algum problema na infraestrutura do site mas não parecia haver nada de errado. Não demorou muito para identificar um padrão nos usuários que reclamavam: eles eram usuários da NET e da Claro 3G.

Muitos usuários ligaram e reclamaram, é claro, mas tanto NET quanto Claro negavam qualquer tipo de bloqueio e diziam aos usuários que o problema era com o site do CMI. Depois de muita insistência e de uma notificação extra-judicial enviada pelos advogados do CMI à Claro ficamos sabendo do real motivo.

Trata-se de um processo movido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho contra a Associação dos Rodoviários Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte. Você deve estar se perguntando onde entram CMI, NET e Claro nisso né? Aparentemente o juiz decidiu que uma matéria publicada no CMI tinha que ser retirada do ar e que quem devia fazê-lo eram as empresas de comunicação! O CMI não chegou sequer a ser comunicado dessa decisão.

Olhando por esse lado Claro e NET são vítimas da estupidez da Justiça brasileira, é verdade. Mais uma decisão vergonhosa – bloquear um site para todos os brasileiros por causa de um artigo/vídeo (como já foi feito anteriormente) já seria ridículo, mas bloquear para usuários de algumas operadoras é a coisa mais absurda que eu já ouvi falar. Mesmo levando isso em consideração eu troquei de operadora de celular (eu usava Claro, mas não NET) e vou explicar as razões: em primeiro lugar não há nenhum sinal de que as operadoras tenham recorrido dessa decisão para guardar seus interesses e os de seus clientes. Em segundo lugar elas estão fazendo um péssimo trabalho de informar os clientes corretamente a respeito do problema.

Quando eu liguei na ouvidoria da Claro para registrar a razão da minha saída da operadora a atendente que conversou comigo me pediu o endereço do site e tentou acessar, juntamente com seu chefe e me disse: “Aqui não funciona esse site; tem certeza de que o endereço está certo? O site deve estar caído.” Ao que eu revidei: “É óbvio que vocês não vão conseguir acessar. Vocês estão dentro da rede da Claro, que bloqueou o acesso ao site, como eu já disse. Se vocês tentarem de algumas outras operadoras vocês vão conseguir.”. Depois de muito custo e só porque eu já tinha avisado que ia cancelar o serviço a atendente chegou na informação correta: o processo judicial que obriga a Claro a bloquear o site inteiro se precisar.

Eu expliquei que esse comportamento não é aceitável pra mim, que a Claro devia ter pelo menos feito um trabalho muito melhor de informar os clientes do problema real (redirecionando o endereço para uma página com as informações, por exemplo), já que até para os funcionários da Claro, como eles puderam ver, o que parecia era que o site estava fora do ar – o que não era verdade. Todos os relatos que eu vi de contato tanto com a NET quanto com a claro tiveram esse mesmo desenlace, com muitos deles não chegando à informação verdadeira.

Hoje eu consigo acessar o CMI de todas as minha conexões com a Internet de novo e recomendo a quem não estiver ainda conseguindo a trocar de operadora/serviço de Internet. É fácil com a portabilidade e serve como protesto contra essa estupidez. Não deixe de registrar na ouvidoria o motivo!"
retirado do Blog: http://www.trezentos.blog.br/ 


Para aqueles que não conseguirem acessar o site, a melhor forma de "furar" o bloqueio é acessar diretamente o servidor de produção que usa o subdomínio: prod.midiaindependente.org.
Repassemos a informação pessoal, pois muita gente deve estar com dificuldades em acessar o site.
Não vamos compactuar com esta censura.

3 comentários:

  1. É, realmente... não me parece uma censura, mas como bem dito no texto, uma ESTUPIDEZ dessa justiça brasileira... juizinho mequetrefe esse heim... cada um...

    valeu pra quem fez essa pesquisa aí, ficou muito bom o post!

    FORÇA - agora ainda mais, descansados dessas "férias coletivas" huahuahuahuah

    ABXXX a todos

    ResponderExcluir
  2. Alguém já assistiu "Muito além do cidadão Kane?"
    Vou ter que parafrasear o Chico Buarque (não gosto dele, mas ele fez um sensecionalismo de primeira!)
    [i]"EU TENHO MEDO!"[/i]

    Esse é um dos casos de "bloqueio de acesso" que eu fico sabendo, imagine tantos outros que não ficamos sabendo?

    Só pra ilustrar, me lembro quando os repórteres da Record pediram para que nós "bagunçassemos a vice-diretoria para ficar com mais cara de ocupação estudantil". Pois é, mesmo com a internet, a escolha do que podemos ou não conhecer não está somente nas nossas mãos, seja por uma censura, por decisão judicial, ou por distorção, vivemos no mito da caverna.
    E mais uma vez:
    [i]"EU TENHO MEDO"[/i]

    ResponderExcluir
  3. Pois é... e assim vamos...
    Já faz um bom tempo o CMI vem sendo censurado e alguns blogs também foram proibidos de publicar nomes de determinados deputados (Blog Prosa&Política proibido de emitir opiniões sobre o deputado estadual José Geraldo Riva, só pra citar um exemplo)
    Inúmeros caos de censuras a sites, blogs e, obviamente, nada disso é noticiado...
    De fato... informação é uma coisa muito perigosa...

    Muito bem lembrado... cena clássica de "Muito além do cidadão Kane" e pra completar...
    EU TAMBÉM TENHO MEDO!

    ResponderExcluir