quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

DA AMAZÔNIA PARA SEU PRATO?




A Terra Indígena Marãiwatsédé está localizada na Amazônia Legal, entre os municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia, em Mato Grosso. No idioma Xavante, Marãiwatsédé significa mato fechado, mata perigosa.


"Mata Fechada?" - não mais... "Mata Perigosa?" - Pra quem?
Sabe-se que a intensa criação de gados e produção de soja na Amazônia (para alimentar o gado) são uma constante na Amazônia. A relação entre pecuária, soja e destruição da floresta tem acarretado numa profunda transformação no modo de vida da população nativa, obrigada a sair de seu lugar de origem para ceder lugar ao boi (que também é objeto de exploração nesta história). Expulsos de suas terras por interesse de latifundiários, que fizeram da terra mercadoria, afinal o que importa é lucro, não?


A pecuária toma conta da área e é responsável por 45% do desmatamento e entrega aos supermercados e aos consumidores uma carne muito saborosa. Com sabor de ilegalidade. Com sabor de morte. Fazendeiros conseguem liminar da Justiça garantindo a permanência em terra indígena... enquanto isso o desmatamento vai rolando. Nas poucas áreas que conseguiram recuperar, os xavantes encontram problemas com os fazendeiros, com os famosos grileiros e madeireiros. Isso, por apenas 40 anos... Mas afinal, o que são 40 anos? 40 anos de luta, de persistência contra uma injustiça que é silenciada pela voz da mídia. Silenciada por nós mesmos a cada passadinha no supermercado e levarmos aquela irresistível bisteca que mal sabemos de onde vem...


O que mais falta? Abertura de bancos verdes na Amazônia pra financiamento de ocas?

5 comentários:

  1. [tio.taz] mas a amazônia nunca foi NOSSO problema... é a solução! vamos doar a amazônia aos empreendedores! transformarão "nossos" índios em fonte de renda: zoológicos humanos, vamos "safarear" na amazônia! Chega lá tem soja pra tudo que é lado. Mas o pessoal da cenografia logo vai dar um UP no lugar. Vamos vender a madeira como madeira de "reflorestamento" (huahahua) e replantar Eucalipto, simula vegetação nativa...

    E pare de falar dos bois! A soja é para os vegetarianos, ora! vai botar a culpa nos bois agora?!!

    ResponderExcluir
  2. De fato, doar a Amazonia aos empreendedores não seria má ideia. E para solucionar os problemas entre fazendeiros e xavantes, poderiam ser instaladas UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora), afinal, tem dado tão certo no Rio de Janeiro...

    ResponderExcluir
  3. [Nívea] O que mais me revolta nessa situação é que por falta de informação são poucos os que conseguem estabelecer um relação direta entre desmatamento-expulsão de nativos-consumo de carne.

    Vivemos em uma sociedade individualista, em que o outro é sempre o culpado, é mais cômodo se eximir da culpa. Mas até quando isso vai durar?

    ResponderExcluir
  4. Bom... A Amazônia é tanto um problema NOSSO quanto a poluição do Nilo e o desmatamento em Bangladesh, bem como os latifundios do cacau que escravizam uns tantos africanos e matam de fome outros tantos.

    Ou pra alguém aqui é valida essa paradinha de território Estatal??

    Na verdade, só falo isso porque me falta um pouco de força de vontade pra ir pra amazonia e fazer greve de fome amarrado em uma árvore. Chamaria bem a atenção, mas ando muito covarde...

    ResponderExcluir
  5. Achamos ruim quando cientistas americanos fazem pesquisas na Amazônia e dão seus próprios nomes para nossas nascentes, e pior ainda quando, em seus mapas, colocam a Amazônia como território internacional. Mas o que nós fazemos pela dignidade do "nosso" território? Odeio ter que admitir isso, mas de uns tempos pra cá ando sendo a favor de "terceirizar" a Amazônia, tirá-la das mãos do Estado e deixar que ONGs ou qualquer empresa não estatal tomem conta dela. Tradicionalmente, o governo não tem dado conta da saúde, do transporte, da educação ou da moradia... por que então se importaria com uma floresta que é um grande vazio demográfico?

    ResponderExcluir