sábado, 25 de junho de 2011

SOBRE O USO DO TERMO "SKINHEAD"

Galera... aproveitando a discussão no post abaixo sobre o uso do termo “skinhead” tive a idéia de fazer este post pra desmistificar um pouco o uso termo... (um pouquinho de História...)

Com a crescente imigração jamaicana (resultado de uma crise econômica) para a Inglaterra em meados dos anos 60, a maioria dos jamaicanos vai morar nas periferias inglesas. Nos subúrbios encontram os mods, ingleses que admiravam musica jamaicana. Dessa forma, a cultura skinhead começa a se delinear na Inglaterra numa associação de negros e brancos que tinham como ponto comum o gosto pela música jamaicana. O movimento atinge seu auge nos anos de 69. É importante lembrar que neste período não há associação entre política e questões raciais. A questão de união era unicamente musical.


É no final dos anos 70 que a mistura de fatores políticos passa a infiltrar ganhando grande importância dentro da cultura skinhead. Com o surgimento do movimento punk (que engloba cultura e política), muitos skinheads simpatizantes da ideologia do-it-youserlf passam a adotar este modo de vida em um início de associação entre música e ideologia política, o correndo um início de fragmentação dentro da cultura skinhead.

Mas é finalmente em meados dos anos 80 que o termo passa a ser associado com o preconceito racial por diversos fatores, entre eles por conta de alguns skins se associaram à ideologia nacionalista (influencia do Partido de Extrema Direita National Front), pela confusão que a mídia inglesa fazia ao usar o termo “skinhead” usado tanto para definir  grupos nacionalistas e hooligans (grupo que promovia/promove confrontos nos estádios de futebol) e pelo fato de os skinhead reggae usarem vestimentas parecidas com os grupos de direita. (coturno, suspensório, cabeça raspada...).  Essa foi a grande cisão que ocorreu dentro da cultura skinhead e isso ocasionou na crescente confusão acerca do tema.

Bastas darmos uma pesquisada na internet pra vermos a associação direta que se faz entre skinhead e nazistas, sem se pautar em uma explicação mais profunda sobre quais skinheads estão falando.

Ps: só pra esclarecer, qualquer informação equivocada peço desculpas antecipadamente pois não sou especialista no assunto... apenas alguém que se interessa pela musica jamaicana (leia-se Ska) e se sente profundamente indignada com o uso do termo  muitas vezes injustiçado.

Fica aí um vídeo que fala um pouco mais (e muito melhor) sobre o tema e pra que os skinheads “tradicionais” (skinhead reggae) não sejam tão injustiçados.


Fica a dica do blog para os que curtem musica jamaicana: http://youandmeonajamboree.blogspot.com/

Um comentário:

  1. [tio.taz] Muy bueno, esse artigo. Ficou suscinto e bastante informativo. É bom tomar cuidado - realmente - com os conceitos. Acho que a grande questão em torno do termo skinhead é aquilo que falei em outras respostas: a gente pode discutir bastante o conceito, mas uma ação nazista que se diga skinhead é massificada quase que instantaneamente para 99% das casas brasileiras... uma zica.

    ResponderExcluir