quinta-feira, 9 de junho de 2011

CHAMADO PARA ATIVISMO POÉTICO : ADESIVOS

ESIC Olá a tod@s!!!
Venho por meio desta, fazer um chamado à um tipo de ATIVISMO Poético. A ideia é fazer um ADESIVO, do tamanho de um cartão (desses comerciais mesmo tipo 6cm por 8 mais ou menos). É só arrumar uma dessas "folhas" adesivas do tamanho de uma A4 e cortá-la ou as etiquetas que já estão desse tamanho mesmo. Qualquer papelaria tem isso.
E ai expressar o que quer que seja, indignação, questionamentos, felicidade... sei lá. E  fazer uns desenhos, melhores que os meus, com certeza! Mas pensa, se até eu fiz, eu que tenho Habilidade Menos20 em desenho ... 
Um pró: É que é mais fácil fazer um adesivo, colocá-lo no bolso, no meio do caderno que sair por ai com um lambe ou um spray (não que isso não seja legal! Stencils e Lambes são  MUUUUUUUUUUUITO LEGAIS!). Mas colocar adesivos é uma proposta boa também, não?! Isso está aberto a críticas, sugestões e apropriações. Escolha um tema, umas frases, pegue uns pincéis/canetinhas/lápis de colorir e divirta-se.

E pode ser colocado em qualquer lugar.
O interessante é colocar em lugares com muito fluxo de gente, como metros e ônibus (mas se você quiser colocar na porta do seu guarda-roupa... LIBERDADE!!! Faz um ativismo político em casa, na porta da geladeira, na televisão... pra parar pra pensar no que se come, as "informações" às quais se tem acesso pela mídia televisiva...). Se estiver em lugares "públicos"******, possível que alguém tire/rasgue/rabisque. Mas imagina só, se um adesivo fica no teto de um vagão de metrô um dia, quantas pessoas o verão?
 Em horário de pico nas estações de metrô, quando sete pessoas ocupam um m² ("metro" quadrado = sardinha em lata!), quando se suspendem as leis da física e dois corpos ocupam, SIM, o mesmo espaço... Bom, pode ser que passe despercebido, que deixem ficar ai e até que gostem de ver seu adesivo porque ficou bom/bonitinho/impactante!  
Então, quem quiser fazer flores, arco-íris, perguntas (como" Por que 2 + 2 são 4, Ferreira Gullar???") e ver se as perguntas se instauram na cabeça dos transeuntes... mãos a obra! E ai a gente expressa e ainda colore o dia das pessoas e/ou chama a atenção para isso de sermos PESSOAS e rompemos um pouco com as etiquetas/adesivos/fitas que a rotina coloca nas nossas bocas e nos fazem passar cinzas e calados os dias. 


 Fica ai a sugestão!


8 comentários:

  1. Eu já fiz isso. Onde trampo tem muita sobra de adesivos (que aliás posso ver se consigo pra vcs). As vezes pegava alguns e escrevia frases que achava reflexivas e colava.

    ResponderExcluir
  2. Esse lance dos adesivos é bem legal mesmo... outra ideia interessante é fazer papeizinhos com frases, sei lá, o que cada um achar interessante escrever e entregar pras pessoas nas ruas, nos ônibus, em mãos mesmo... acho que esse contato pessoal é bem impactante...
    Dá pra fazer muita coisa legal... é só usar a imaginação...

    Valeu pelo post e pelas ideias ;)

    Amanda.

    ResponderExcluir
  3. Essa ideia de adesivos é muito boa. Já pensei nisso diversas vezes, também pensando na facilidade dos "stickers" em relação a lambe-lambe e stencil.

    Certa vez um conhecido me deu uma ideia: escrever frases em fita adesiva (dessas de escola mesmo. rs) e colar por aí. Isso nunca poderá ser ser visto como vandalismo. Colei essas fitas em ônibus e metrö. No metrö, por exemplo, colei na porta a seguinte frase:
    "Volte sempre a este inferno. O governo agradece".

    Outra ideia relacionada com adesivos: fazer adesivos para intervir em outdoors e propagandas. Exemplo: um outdoor de propaganda onde tem aquelas modelos padronizadas. Vai lá e cola a foto do rosto de uma travesti no lugar da cara da Gisele Bündchen. Ou entäo cole fotos de abate em propagandas de fastfood, etc.

    É isso aí, galera. Que brotem ideias!

    Beijos para tod@s!

    ResponderExcluir
  4. Também acho a idéias dos outdoors ótima, o problema é que como chama muito a atenção, logo tiram. Lembro de quando a maria e eu fomos colar duas máscaras do V de vingança de um metro cada uma num outdoor do Wizard - bem na cara de duas crianças modelo uauhauhauhuhauhauh - no dia seguinte pela tarde já tinham tirado... sorte que deu pra bater uma foto antes! hauhauhauhuahhua

    - natureza artificial, vc disse que pode ver se consegue adesivos para "nós" mas ... onde voce tá?? uhauhhauhuahuauhuah pq "nós" estamos beem dispersos! uhauhauhuahuha, de qualquer forma, valeuu!

    chorei de dar risada com a cara do "me gusta" dizendo que quer estudar mas nao pode, uauhauhauhhauha nossa, to chorando aqui, uauhauhauauhuha

    abxxx a todos, colar colar colar!!!

    ResponderExcluir
  5. Hahaha desculpa, é a Bah, irmã da Amanda...

    ResponderExcluir
  6. ****** "PÚBLICO"? A frase era pra dizer "público" como lugar por onde passa muita gente, visivel... algo assim.

    As aspas foram para chamar a atençao para o fato de esses lugares por onde passamos, ou o transporte que usamos, náo sáo públicos. Nao sao do Estado (podem ser de polìticos , mas nao sao PUBLICOS, nao sao do Estado! Nao sao "nossos" e o que ha de público está abandonado, as praças por exemplo).

    Já que a proposta foi colocar nesses lugares com grande fluxo, deixo aqui uma sugestao de tema! A mercantilizaçao/privatizaçao dos meios de transporte. A super lotaçao e desconforto do transporte "público"/coletivo, o preço das passagens, a venda do sonho do carro próprio e depois o trafego nos horários de pico (porque esse modo de vida nao comporta todos os sonhos, nem todos podem pagar e nao há planejamento urbano que leve em consideraçao a sociabilidade e questoes ecológicas...). O que é público e o que é privado? E por que?

    ResponderExcluir
  7. curti mto! vamos começar a agitar! só quero deixar como sugestão que podemos usar folhas comuns com cola... ou stencils, enfim, qualquer material é valido! ;) parabens pela ação!

    ResponderExcluir