quinta-feira, 16 de junho de 2011

preconceitos noss@s de cada dia: "racismo"


Como é ser uma criança negra? A que tipo de mensagem está sujeita todos os dias? Propagandas com famílias brancas, monogamicas, felizes (um casal e dois filhos...). Expressões como "ovelha negra, mercado negro, a situação tá preta, obscuro, noite, negar..." e tantas outras... Com quais conceitos "racistas" convivemos e qual o peso disso na formação de um ser (sua auto-estima, a imagem que tem de si mesm@)? O que podemos refletir sobre "os conceitos importam? Afetam as ações?" 

Fica ai o vídeo sobre o  racismo subliminar  (usando inclusive o conceito problemático de "raça"... Oo)




(as crianças escolhendo a boneca branca ou a negra, e como isto se relaciona Branco-bom-puro-paz e Negro-mau-pecado-problema...)

3 comentários:

  1. ual! mto bom esse vídeo... me fez até chorar... e é realmente isso. eu q ja trabalhei com crianças pequenas presenciei situações assim... pra quem diz que piadinhas e expressões não reforçam o preconceito... olha como esse tipo de coisa é ingerida e incutida na mente das pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Esse vídeo é muito foda! Valeu a quem postou... de fato, DIARIAMENTE convivemos com estas expressões preconceituosas... e o pior de tudo, convivemos tanto com elas que estas acabam por se naturalizar...

    Quem nunca ouviu: "Vamos dormir pq amanhã é dia de branco"?

    E a nossa capacidade de incutir "valores" (?) e preconceitos na mente das crianças...
    Me lembro de uma professora de História (pooois é...) que vivia fazendo piadas machistas em sala de aula... e fico me perguntando, quantos daqueles estudantes que assistiam às suas aulas não acabaram incorporando o: "toda loira é burra", "homem que é homem não chora", e coisas do tipo... foda...

    Amanda.

    ResponderExcluir
  3. Ahh, aquela criança parece uma bonequinha: loirinha, olho azul, beeem branquinha! Uma graça!

    ResponderExcluir