"Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instruir um Estado DEMOCRÁTICO, destinado a assegurar o exercício do DIREITOS SOCIAIS e INDIVIDUAIS, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e ajustiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a SOLUÇÃO PACÍFICA das controvérsias, promulgamos sob a proteção de Deus (Estado Laico?), a CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL."
DOS DIREITOS SOCIAIS:
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
SÃO DIREITOS SOCIAIS: A EDUCAÇÃO
Segundo estudo realizado pela UNICEF em 2009, Brasil AINDA tem 680 mil crianças fora da escola.
Escola de Caruaru, zona rural de Pernambuco, cujo teto desabou.
A SAÚDE
Segundo o IBGE, a saúde no Brasil é dividida entre ricos e pobres.
Entre aqueles que têm condições de pagar um plano de saúde particular - que possui os equipamentos necessários para um bom atendimento - e os que necessitam utilizar o serviço público;
Notícia completa: http://noticias.r7.com/saude/noticias/ibge-diz-que-saude-no-brasil-divide-pobres-e-ricos-20101119.html
Fila do SUS no Rio de Janeiro, 2009.
MORADIA:
O déficit habitacional é grande no Brasil; existem muitas famílias que não possuem condições habitacionais adequadas. Por este motivo, só lhes resta duas alternativas: morarem nas ruas ou participarem de uma ocupação. A ocupação consiste em basicamente instalar-se em um imóvel que por algum motivo encontra-se abandonado (CADÊ A APLICAÇÃO DO ARTIGO 5º PARÁGRAFO XXIII?? "A PROPRIEDADE ATENDERÁ SUA FUNÇÃO SOCIAL")
Reintegração de posse em uma favela em Ribeirão Preto, com uso de bombas de efeito moral e balas de borracha pela PM contra a população.
Moradores despejados da Ocupação de um prédio no Bairro Bom Retiro, em São Paulo.
E aí, nos perguntamos...
Pra que serve (ou a pergunta correta seria PRA QUEM?) aqueles Artigos tão bonitos da Constituição se eles não têm aplicação real?
Serve para uma elite fétida que não sabe o significado de se construir laços de solidariedade...
ResponderExcluirServe para resguardar as "autoridades" (ou seriam os autoritários??), que se mascaram em seus concursos públicos, suas fardas, seus cassetetes, seus ternos e gravatas...
Serve para aqueles que já não sabem mais o que é ser humanidade, mas ainda sim se dizem humanos...
E enquando isso a mídia corrupta do Estado de São Paulo nada diz.... nada faz.... e vamos sobrevivendo...
ResponderExcluir