segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Avatar x Belo Monte - A Ficção emociona tanto! E a realidade?

LETRAS VERMELHAS

Avatar x Belo Monte - A Ficção emociona tanto! E a realidade?

Avatar - Do que se trata?

Avatar é um filme de ficção de 2009. Os homens descobrem um metal raro em um planeta chamado Pandora, este metal pode ser a solução para os problemas energéticos da terra e por isso uma EMPRESA resolve extrair este metal a qualquer custo. Acontece que neste planeta existem nativos, os Na'vi, que vivem em uma sociedade igualitária e comunitária, em total comunhão com a natureza.



Belo Monte - Do que se trata?

Belo Monte é uma história real que se desenrola desde a década de 80. Os homens percebem o potencial elétrico do Rio Xingu que fica na porção leste da Floresta Amazônica, no Estado do Pará. Este potencial hidráulico pode ser a solução que os EMPRESÁRIOS procuravam para conseguir energia o suficiente para se instalar na região e explorar a mão-de-obra barata que lá reside e assim obter mais lucro. Acontece que nessa região existem nativos, os índios, que vivem em uma sociedade igualitária e comunitária, em comunhão com a natureza. Existem também as Comunidades Ribeirinhas, que não são nativos, mas também aprenderam a viver respeitando a natureza.




Será que eu percebi alguma semelhança nos enredos?


Acho que não... Talvez seja coisa da minha cabeça....

Belo Monte vista pela ótica do Capital

Eu estaria mentindo descaradamente se eu dissesse que os TERNOS por trás da Norte Energia são burros e estão agindo de maneira impensada. Se vestirmos o óculos do Capital e olharmos por seus olhos, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma das melhores coisas que pode acontecer com a região.
A construção da Usina já elevou o índice de trabalhadores registrados em 400%, muitas pessoas estão se mudando para a região e aquecendo a economia, com mais dinheiro o Estado do Pará está investindo na saúde e assim melhorando a qualidade de vida das pessoas de Altamira e região.
Depois de construída a região estará pronta para receber novas empresas, nacionais e multinacionais, trará novos investimentos e empregos para o país, acelerará o crescimento econômico do país. Por esta energia ser hidrelétrica e, portanto, limpa os impactos ambientais a curto prazo seriam compensados a longo prazo.

Desde quando o progresso é melhor?

Acontece que o óculos do Capital é um óculos, vamos tirá-lo e de preferencia jogá-lo no chão e pisar em cima. O que os TERNOS por trás da Norte Energia não nos falam é quem se beneficiará de fato com este "desenvolvimento econômico".
A construção da Usina de Belo Monte está levando diversas pessoas a se mudar para a região, isso faz com que o custo de vida dos locais aumente, os alimentos ficam mais caros, o terreno para a construção da casa própria fica mais caro e inacessível. Com o aumento dos preços, o morador da região que antes se dedicava a um trabalho prazeroso, porém, pouco rentável, como por exemplo a pesca ou o artesanato, terá de vender a sua força de trabalho por um salário maior, não para viver melhor, mas, simplesmente, para viver em condições IGUAIS ou PIORES às que vivia antes do início da construção.
Quanto a melhoria da saúde é muito fácil contra-argumentar, quem mora na cidade de São Paulo poderá confirmar o que digo. A rede de transporte da cidade do Estado de São Paulo instalada em qualquer outra cidade do país seria uma maravilha, no entanto, em São Paulo é insuficiente, podemos dizer o mesmo da Saúde Pública e de outros serviços públicos. Quando uma cidade cresce, de fato, novos investimentos são feitos na saúde, na educação, nos transportes e etc. Acontece que a relação estrutura / habitantes mantêm-se.  Apesar do desenvolvimento BRUTO não se percebe desenvolvimento LÍQUIDO.
E se o povo não está ganhando, quem está? A Norte Energia produzirá diversos GigaWatts e tornará a região apta a receber novas empresas. Estas empresas poderão facilmente se estabelecer na região onde poderão pagar baixos salários (mão de obra desqualificada e sindicatos fracos) e assim obter mais lucros. A economia do País cresce, a qualidade de vida cai.

E ainda não entramos na questão dos Índios e das Comunidades Ribeirinhas

Sobre isso, basta dizer poucas palavras: "Os danos ambientais ainda não foram satisfatoriamente dimensionados".
Sem água pura, sem índio, sem comunidades ribeirinhas.

Desenvolvimento Sustentável

O desenvolvimento sustentável é a maior farsa contemporânea. Convencer parte da esquerda militante de que é possível estimular o consumo e ser ecologicamente correto foi a grande vitória dos capitalistas. O consumo exige a produção e a produção exige a matéria prima. O aumento do consumo exige uma maior produção e uma maior produção exige uma maior quantidade de matéria prima, portanto, mais danos ambientais. A estabilização da economia, ou, a estabilização dos lucros, significaria o fim das novas oportunidades de enriquecimento, ou seja, quem está rico fica, quem está miserável fica. Isso é sustentabilidade. Não é interessante não para os "quase ricos" nem para os "quase mortos" e portanto, inatingível.
Apenas o fim da lógica do consumo e consequentemente o fim da lógica do Capital pode salvar o mundo da autodestruição.

Links Interessantes:

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/09/20/em-paris-cacique-raoni-busca-apoio-contra-belo-monte.jhtm

http://www.xinguvivo.org.br/2011/08/23/imagens-do-mundo-contra-belo-monte/







http://www.socioambiental.org/esp/bm/noticias.asp

Salam (Paz)

2 comentários:

  1. [tio.taz] Que PAULADA! primeiro parabéns pelo texto, muito bem articulado!
    Fato é que o(s) governo(s) cumprem com seu papel histórico de fazer o que acham que importa para a população sem consultá-la ou minimamente informá-la. Duvido que se noticias como essa tivessem repercussão nacional a população aprovaria uma obra megalomaníaca & estúpida feito essa. os TERNOS enxergam o mundo sob essa ótica umbigocentrica de que o que é bom pra eles é bom para o mundo... (ou talvez nem pense na segunda parte dessa frase...). Belo monte é uma vergonha para o Brasil que se diz democrático e tolerante... tolerante com o poder, só se for. Abaixa a cabeça josé, belo monte vem aí.
    (continua votando, josé, abaixa a cabeça e continua votando).

    ResponderExcluir
  2. Daqui 5 anos vão mostrar os Índios High-Tech do Xingu e dizer:

    - Tá vendo, a construção não exterminou os índios!

    E ainda vai ter gente que vai falar:

    - Olha só, vestido desse jeito, nem parece índio, só fala que é índio pra continuar se aproveitando da legislação favorável. (eu mesmo, antes de refletir sobre o assunto, já falei algo similar em situação similar)

    Só que ninguém explica que no mundo do Darwinismo ou você se adapta ou você se extingue.

    ResponderExcluir