A questão do S.O.P.A já foi bastante discutida aqui. Acontece que, ao contrário de nós, as grandes empresas afetadas pela medida não ficam só no debate: seja por interesse ou por melhores condições de fazê-lo.
Dentre as medidas tomadas pelas grandes empresas afetadas, a primeira é a criação de um site que visa aglutinar todos aqueles que são contrários à tal medida, chamado NETCOALITION. Você pode visitar o site, clicando AQUI.
Além deste site, as gigantes da comunicação (listadas na ilustração ao lado) se reuniram e redigiram uma carta aberta ao congresso estadunidense, apresentando suas críticas à medida. Você pode ler a carta, em inglês, clicando BEM AQUI.
No entanto, não se iluda. Para cada peixe, uma isca: para te pescar, falam em liberdade de expressão, para pescar o governo estadunidense falam em segurança da informação. Mas está bem claro que a real preocupação destas grandes empresas (de ambos os lados da batalha) é a pura manutenção de seus lucros colossais.
Para jogar um pouco de lenha nisso tudo, cabe lembrar que as grandes empresas envolvidas no movimento "anti-SOPA" já foram alvo de uma reivindicação de direitos autorais imposta, não pelas grandes empresas (como Disney ou Warner), mas por pessoas normais que foram colaboradoras destes. A campanha mais notável foi a "Hey, Arianna, pode me dar um centavo?" feita contra a venda do Huffington Post, um site de notícias baseado no conceito de "web 2.0", para a gigante AOL. Leia a matéria sobre o caso (e outras reflexões), clicando AQUI.
Cada um destes links é importante para a compreensão das reais intenções dos gigantes da internet. Finalizo deixando claro que não se trata de um recuo no sentido de prestar apoio ao S.O.P.A, mas de uma reflexão do óbvio: seja qual for o desfecho da polêmica, as coisas não vão mudar, ou seja, quem vai continuar pagando a conta no final do almoço é você!
A questão é:
ResponderExcluirPagar a conta sem comer
Pagar a conta comendo também