quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Até quando você vai levando? - versão Piauí

Assista ao vídeo abaixo, onde a Tropa de Choque da Polícia Militar dilui uma manifestação de estudantes. Repare que existe uma tática não muito simples executada pelas forças do Estado: policiais avançam em direção aos manifestantes. Distraídos pela ação da polícia, eles não percebem que a tropa de choque toma formação atrás. Após isso, os policiais recuam e, depois de determinado espaço, abrem caminho para a tropa de choque.
Esta ação, na verdade, esconde dois propósitos da polícia. Um é o logístico: o espaço físico não permitiria a formação do grupo de policias daquela forma na presença dos manifestantes. Eles reagiriam antes de a tropa se alinhar.
Outra intenção que pode ser inferida é a que conta com o abalo psicológico. Em um primeiro instante, os manifestantes sentiram-se acuados, resistiram e venceram. Quando do ecstasy da momentânea vitória, surge, como efeito surpresa, a tropa de choque que, finalmente, dissolve o movimento. A dissolução só se deu de forma tão liquida porque a sensação de derrota é maior quando ela se dá em um contexto de vitória e, naturalmente, a fuga é a melhor forma de se preservar aquele sentimento. Essa, talvez, seja uma reação instintiva e nada racional, mas cujo domínio permite à PM oprimir com mais eficiência.
Uma lição deixada àqueles manifestantes pela PM é a de que, não importa o quanto você acredite, o Estado sempre terá uma carta na manga e quanto mais forte sua investida, mais forte será a reação do Estado, até que você desista.
Isso não é verdade, o Estado não tem tantas cartas na manga. Mas é isso o que eles querem te fazer acreditar. E, na prática, conseguem! E conseguem porque o aprendizado se dá de melhor forma quando ele se dá depois de uma descarga de adrenalina. É o Estado utilizando seus instinto de sobrevivência para te controlar.
Nada disso, na verdade, é novidade. A única incerteza, de fato, é: até quando iremos enfrentar homens com escudos, armas de fogo e cassetetes com a mão limpa? Até quando nos colocaremos na situação de vítima da violência policial? Até quando acreditaremos que impedir o trânsito em uma rua irá mudar alguma coisa no sistema? Até quando vamos levando?




2 comentários:

  1. No mínimo... Até quando você tiver preguiça de vir me visitar...

    ResponderExcluir
  2. O que me faz inferir que, na próxima segunda, cessarão todos os atos de dominação sobre a gente. Finalmente, uma boa notícia...rs

    ResponderExcluir