terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Até quando você vai levando?

O vídeo abaixo tem circulado por redes sociais como Twitter e Facebook, mas nem por isso deve ser ignorado. O papel dele é de denúncia dos abusos cometidos pelos policias (o que soa quase como um pleonasmo), mas não devemos nos entregar ao ato passional e simplesmente nos indignar com a atitude do policial. É necessário mais que isso e nos questionar por que motivo os outros militantes daquele movimento ficam inertes diante dos abusos. Questionar até quando a população calar-se-á diante dos atos de violência daqueles que, de uma ou outra forma, cumprem com sua função dentro da sociedade capitalista que é justamente conter dissidentes.
Assistam ao vídeo e reparem que a única coisa que os - teoricamente - aliados do agredido fazem é pedir calma, dizer que não é assim e evocar os direitos de proteção contra o abuso de autoridade (instituído nos moldes do Estado democrático de Direito, diga-se de passagem). Até quando vamos lidar com a violência desigual dessa forma? Até quando ficaremos de braços cruzados vendo nossos algozes massacrando quem luta ao nosso lado? Até quando seremos omissos e recorreremos ao facebook como instrumento de denúncia?
Quem se omite também agride e não podemos agredir companheiros de luta!

2 comentários:

  1. Uma vez, eu li em um romance da pensadora da Arundhati Roy, chamado "O Deus das pequenas coisas", o seguinte pensamento:

    "Tudo pode acontecer, é melhor estar preparado"

    Sabemos que tudo pode acontecer e teimamos em não estar preparados... Até quando?

    ResponderExcluir
  2. [tio.taz] melhor é ouvir
    - que que ce sabe de abuso de autoridade?
    - A GENTE ESTUDA!

    continua estudando.

    ResponderExcluir