sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Far West brasileiro V - Jovem demais para morrer

Criança de 8 anos queimada viva tem menos repercussão que cachorrinho morto à pancadas.

Talvez as prioridades da mídia estejam um pouco equivocadas...

Nem em filmes de Bang bang como o "Jovem demais para morrer" atos como esse são praticados.



Madeireiro joga álcool e ateia fogo em indígena de 8 anos no Maranhão
Por Diana Serra
06/01/2012

SÃO LUÍS-MA: Um crime bárbaro chocou o município de Arame-MA nesta semana. Um madeireiro ainda não identificado está sendo acusado de derramar álcool e atear fogo em um indígena de apenas 8 anos. Conforme as primeiras informações, a vítima sofreu queimaduras em mais de 80% do corpo e foi morto consumido pelo fogo.

A informação foi publicada pela internauta Alice Pires, uma das coordenadoras editorial do Vias de Fatos, após comentários em seu Facebook. A internauta conta ainda que, ao saber da notícia não conseguiu mais dormir. “E quando os Guajajaras me ligaram ontem dizendo que o índio que os madeireiros jogaram álcool e tocaram fogo e ficaram assistindo ele queimar até morrer, tinha só uns 8 aninhos de idade não consegui mais dormir”, postou Alice na rede social .

O indígena que ficou irreconhecível depois de ser completamente consumido pelo fogo, era da etnia Awá-Gwajá, da reserva de Araribóia, município de Arame no Maranhão.

Outros fatos relatados anteriormente em relação aos quilombolas e a Marinha, que também estão sofrendo ameaças e sendo mortos, como o descrito neste ofício publicado no Vias de Fato:

OF. Nº 01/2012 CPT-MA São Luís, 03 de janeiro de 2 012

A sua Excelência o Senhor

Dr. Gercino José da Silva Filho

MD. Ouvidor Agrário Nacional

Senhor Ouvidor,

A Comissão Pastoral da Terra, através dos subscritores do presente ofício, vem relatar mais um ato de violência covarde que abate quilombolas do território Aldeia Velha, zona rural de Pirapemas, Maranhão.

Em 03.01.2012, às 15 horas, 5 quilombolas do Território Aldeia Velha foram ouvidos pelo Delegado Regional de Itapecuru-Mirim, Dr.Leonardo Diniz, para instauração de Inquérito Policial que irá apurar os diversos crimes cometidos contra famílias quilombolas dos diversos povoados que integram o território de Aldeia Velha, dentre os quais Salgado e Pontes( ameaças de morte, incêndio de roças, envenenamento de água de poço, matança de animais, pistolagem, etc).

Durante toda a oitiva dos quilombolas, este asseveram que sentem medo de sofrer atentado contra suas vidas ou de algum familiar, que não andam mais sozinhos e que não saem mais pela noite. Os relatos foram atentamente anotados pelo Delegado Leonardo Diniz, que instaurou o Inquérito, depois de diversas denúncias realizadas pela CPT, Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA e Anistia Internacional.

A oitiva se encerrou por volta das 17 horas e os trabalhadores quilombolas retornaram para Aldeia Velha.

No momento do retorno, por volta das 19 horas, quando se aproximava do povoado Pontes, no território, o quilombola João Batista foi perseguido por dois homens numa moto, sendo que este quilombola teve que se esconder no mato, para não ser morto pelos perseguidores. Durante alguns minutos, os ocupantes da moto rondaram a área que se escondia João Batista, anunciando que “ não escaparia”. Depois de 20 minutos, o quilombola saiu em disparada ao povoado Salgado, comunicando o fato aos demais trabalhadores presentes na localidade e imediatamente uma das lideranças ameaçadas, Sr. José Patrício, entrou em contato com os subscritores, que comunicaram imediatamente o fato ao delegado regional Dr.Leonardo.

Este fato comprova que a violência está descontrolada na região de conflito.

Tememos por mortes dos quilombolas, que estão sendo anunciadas em plena luz do dia!

Padre Inaldo Serejo – Coordenador da CPT/MARANHÃO

Diogo Cabral- OAB/MA 9.355- Advogado CPT/MA

Vejam a que ponto está chegando a violência no nosso estado do Maranhão. E o governo nada faz, Os representantes da Justiça nada fazem. Os representantes do povo nada fazem.

Cadê a comissão de Direitos Humanos? Ela só existe para marginais? Será mais um crime para estatística?

É preciso que o mundo saiba o que acontece no Maranhão. Terra sem lei para os detentores de dinheiro e poder. Alguns, verdadeiros marginais, onde ainda resiste o coronelismo.

Aí, se o povo se revoltar contra esses algozes? O que farão? Povo do Maranhão, acordem!!

Retirado de: http://gd-ma.com/2012/01/06/madeireiro-joga-alcool-e-ateia-fogo-em-indigena-de-8-anos-no-maranhao/

2 comentários:

  1. [tio.taz] sem forças para dizer. Sem ideias para fazer...

    8 anos? 80? 35?

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos alguém mata pelos seus interesses... Já imaginou se o agronegócio tivesse um blog pra tentar convencer os outros de sua importância?
    Qual dos dois é mais efetivo, matar ou criar escrever num blog? E qual você escolhe pra você?

    ResponderExcluir