terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Disciplina e Comprometimento

Comprometimento

Uma questão que não sai da minha cabeça é "O quanto os membros de grupos sociais são comprometidos com a mudança?", e não é uma questão superficial, pois, para que consigamos confrontar a ordem estabelecida, nosso comprometimento precisa ser minimamente MAIOR que o comprometimento dos grupos no poder de se manterem em tal posição. 
O comprometimento deveria ser tal que nossos interesses PRIMÁRIOS deveriam ser os que levam para a mudança, afinal de contas, se olharmos a vida de nossos rivais, perceberemos que manter o sistema estável é a prioridade.
Quantas horas diárias dedicamos à mudança? Pois nossos inimigos dedicam minimamente 8 horas diárias, 5 ou 6 vezes por semana à manutenção da ordem.
Quantas vezes você trocou algum compromisso de ordem militante por um interesse de ordem pessoal? Saiba que os homens do poder trocam até a família pela estabilidade do sistema.

Será que com o comprometimento que temos hoje seremos capazes de mudar alguma coisa? Será que nos dedicamos o bastante?

Eu não consigo ficar tranquilo.

Disciplina

Não quero me tornar uma máquina e nem acho que alguém deva se tornar uma, talvez o fato de sermos humanos e de nos conservarmos sentimentais seja um diferencial. No entanto, acredito que os movimentos careçam de disciplina.
Sabemos o que tem de ser feito, cada um da sua forma, então, por que não nos dedicamos mais a isso?

POR QUE NÃO DEDICAMOS NOSSO TEMPO LIVRE À MUDANÇA, SEJA FAZENDO O QUE VOCÊ ACREDITA QUE SEJA O CERTO OU FAZENDO AJUDANDO À SEU AMIGO COMPROMETIDO A FAZER O QUE ELE ACREDITA SER CERTO?

Por que não nos unimos mais? Por que não nos reunimos? Por que não lutamos sozinhos? Por que não agir HOJE?

Não temos tempo? Ou organizamos mal o nosso tempo?

Não temos dinheiro? Ou gastamos nosso dinheiro em coisas fúteis?

Não temos ideias? Ou não temos comprometimento para colocar nossas ideias em prática?

NÓS DEIXAMOS PRA DEPOIS, ELES NÃO.


Este texto, como todos os outros já postados, representa a opinião do autor, faz parte de suas divagações acerca de coletivos e outros grupos, virtuais ou não, que pode ou não ser compartilhada por outros membros do grupo. Isso não significa que o grupo não tenha identidade, significa apenas que o grupo é aberto à discussão e acredita na dialética.

4 comentários:

  1. [tio.taz] bem, bem, bem... vejo a historia se repetindo... postei coisas parecidas no passado, enchi muito o saco do pessoal pelo email, até o dia em que entendi que cada um aqui faz seus "corres" na vida real, inspirando-se de alguma forma no que se passa no KRISIS.

    Quanto ao sistema ser non-stop, enquanto nós paramos e nos dividimos... buen, tenho pensado muito nisso. mas nada que eu possa postar ainda.

    peço desculpas ao coletivo pela minha ausência e falta de comprometimento, mas... digamos que seja uma parada estratégica.

    abxxx a todxs e a chamada eterna continua

    ResponderExcluir
  2. Não sei se foi sua interpretação taz, mas, se foi...

    Não queria que este post fosse interpretado apenas como uma chamada pra participar do Krisis...

    Este questionamento é muito maior e vai bem além do Krisis, quando o fiz, pensei em TODOS de TODOS os movimentos que prezam a mudança.

    ResponderExcluir
  3. [tio.taz] Se não foi para participar do KRISIS, parto então de uma reflexão do Gabriel, que foi justamente o que me acordou para o fato de que as pessoas podem estar agindo e que só nos resta acreditar. Eu falava pro pessoal vir participar do KRISIS, mas certo dia ele me falou que estava dando aulas e que aquilo era uma certa forma de ativismo. fiquei feliz e vi que muita coisa que eu fazia "do lado de fora" da net tambem se encaixava em esforços COTIDIANOS contra o sistema e agravando suas crises.

    se foi uma chamada para participar do KRISIS,,, bom, percebo que estamos fora de sintonia. quando eu estou "na pira" é um/a ou outrx que está, quando eu saio, outrx entra "na pira" e eu fico descarregado, como uma roda gigante. Espero que entremos em sintonia logo. Assim trabalharemos todxs juntos.

    mas uma coisa que se pode pensar é que a "mudança" parte de algo que "está", e, estando, está "em linha" no tempo. Aquelxs que desejam a mudança estão também nessa linha, na mesma linha do que "está", e, para sobreviver no "está" tem que oscilar (nem todxs). assim, o "sistema" ou seja, o que "está" tem sempre um passo a mais de vantagem...

    enquanto trabalharmos para aquelxs que não estão vendo um mundo novo... estamos sistematicamente dando fõlego àquilo que lutamos contra. Estou, novamente, em conflito ético, mesmo numa estância biodinâmica... uhauhauhauhuah uma hora são os agrotóxicos (da hidroponia), outra hora é a sistematica transformação de vida em mercadoria... aiai... nunca descansaremos?

    ResponderExcluir
  4. Taz, fiz um adendo nas observações finais para tentar explicitar mais que tal post não é uma chamada para participar do Krisis (pelo menos não virtualmente, apesar de que, realmente queria ver mais uma hortinha de ocupação, faria bem para mim e tenho certeza que pra você também). Não acho que tenha alguém fazendo nada, minha reflexão é apenas se "é o bastante?", se "mais pode ser feito?".

    Resolvi expôr meus pensamentos, pois, sempre que caio neles eu penso: "é verdade, posso me organizar e fazer mais", e assim parei de comprar cerveja, e assim parei de comer carne, e assim comecei a acompanhar vários blogs e participar mais do Krisis, e assim começamos a horta, e assim estou aqui discutindo com você, e sei que isso ainda pouco, posso fazer bem mais, eu sou capaz.

    Os questionamentos apresentados no post me fazem bem, me fazem mais disciplinado, esperava com eles fazer o mesmo com outras pessoas. Infelizmente parece que não foi assim que ele foi visto...

    Desculpa cara, mas, eu sou meio burrico e não entendi seu terceiro parágrafo...

    Quanto ao último, eu sei do que você está falando, afinal de contas, passo 10horas por dia em um galpão, ajudando o capital!

    E eu pretendo descansar muito quando estiver morto, ou quando viver em um Bolo hahahaha. Se eu descansar antes disso é porque minha consciência terá se tornado elástica e com isso, afrouxado.

    Outra vez te digo, não somos inimigos, pode bater mais forte, eu sei que você consegue :D

    Um abraço e AINDA espero uma visita sua, passa em casa.

    ResponderExcluir