terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Um Natal agitado


O grupo de hackativismo, Anonymous, parece ter atacado mais uma vez. Desta vez, a vítima foi uma empresa de inteligência global, Strategy Forecasting (conhecida por Stratfor).
Este ataque tem duas características interessantes. A primeira é que após roubar mais de 200 Gb em dados, contendo inclusive números de cartão de crédito, o grupo desviou aproximadamente 1 milhão de dólares em doações para instituições para o bem estar: asilos, orfanatos e, segundo algumas agências de notícia, até mesmo a Cruz Vermelha.
Além do comportamento Robin Hood, há uma outra coisa no fato que chama a atenção: o grupo negou o ataque. Assumir o ataque faz parte da estratégia de auto-promoção do grupo e isso mostra que, muito possivelmente, os ataques virtuais de cunho político ideológico podem ter ultrapassado os limites do grupo que deu origem aos grandes ataques organizados. O Anonymous, que adotou a máscara do V de vingança como símbolo, pode estar vendo o que se vê ao final do filme: uma multidão vestindo a máscara daquele que os incitaram. O mundo globalizado, por sua vez, pode estar vendo a vida imitando a arte... sem metáforas.

2 comentários:

  1. [tio.taz] que bonito isso, gosto quando a ficção influencia "negativamente" a realidade! uhauhauhauha

    excelente texto!

    ResponderExcluir
  2. ótima notícia de fim de ano!!

    As coisas estão caminhando, apesar dos pesares, não?

    ResponderExcluir