sábado, 10 de dezembro de 2011

Uma mosca que pousou na sopa de Tatu(í)

Segue abaixo, uma das provas de que as coisas têm sido feitas, de que as lutas têm sido travadas, mesmo que a passos lentos, por aí afora!!! Força, Coletivo Ágoras, vocês não estão sozinhos!!!!! O KRISIS apenas repassa o que vem a seguir, com muito orgulho, o discurso e a ação é de autoria e autonomia do Ágoras!

COLETIVO ÁGORAS – Manifesto de Fundação

Diante de um cenário onde milhões de jovens saem às ruas, onde o possível colapso do sistema econômico global se mostra cada dia mais sensível em regiões diversas do planeta e perante a inoperância dos poderes públicos num âmbito local, nós declaramos aberto o Coletivo Ágoras, combateremos piamente as falcatruas que tanto revoltam aqueles que defendem um mundo livre de hipocrisias e falsas promessas.

Não bastando discursos e idealismos, desenvolvemos um coletivo para fundamentar campanhas de denúncia e conscientização dos estudantes e trabalhadores. Saudamos as revoluções da Primavera árabe ocorridas neste ano de 2011, envolvendo diversos países como Egito, Tunísia, Líbia e Síria. Observamos atentamente e apoiamos a ação de ativistas ocupando praças pelo mundo, com destaque para a Europa e os EUA.
Juntamos nossa voz à juventude chilena que busca uma educação gratuita e de qualidade.

Nos países industrializados o massivo movimento de pessoas, questionando o processo de redução da qualidade de vida, com planos de austeridade, para manter o status quo, nos causa asco e provoca a necessidade de uma renovada perspectiva. 

Na esfera municipal denunciamos uma política que é infelizmente comum em sociedades com tímida participação da sociedade civil, políticos outrora inimigos se tornam aliados e fazem um nojento jogo de cadeiras, onde aqueles que tentam questionar o jogo sujo ficam excluídos de participar. 
Questionáveis projetos, com exagerado uso de dinheiro público precisam ser apurados. Há a necessidade de explicar à população os atrasos para entrega. Obras diversas como a reforma da câmara, a reforma da Praça da Matriz, a construção de quadras de tênis, a reforma da maternidade, entre outras. Todas organizadas com licitações duvidosas deixam a transparência política num plano inteligível.

Considerações Recentes

Quinta feira agora, dia 8/12, um grupo de manifestantes se reuniu na Praça da Matriz de Tatuí, durante sua re-inauguração (pela oitava vez, diga-se de passagem). Este grupo somos nós, o Coletivo Ágoras. A enésima inauguração da praça central desta cidade interiorana serviu também como a inauguração de um ciclo de ações coletivas, que se propõe a utilizar variadas formas, em busca de único, mas ao mesmo tempo complexo pedido: COERÊNCIA. Parece simples, parece chato, e até mesmo distante. Mas o que se propõe é o questionamento das diversas contradições e hipocrisias que existem na sociedade hoje. Hipocrisias que muitos enxergam (seja no outro ou em si mesmo) e discordam. Nós sabemos disso, tanto que o que foi feito quinta feira agora não é nada mais do que tornar público o que muitos já pensam, e conversam nas filas do banco, do mercado, nas praças e nos bares.

Em um protesto tímido, que quase pediu licença aos presentes para estar ali (mas não à Prefeitura, já que ela é que deve pedir licença ao povo para fazer as coisas), um grito alto foi dado, dizendo o que é há tempos sussurrado pelas vielas, pelos becos, pelos bairros periféricos sem calçadas e asfalto de qualidade, por cada indivíduo que passa em frente às construções em eterna reforma e construção, enquanto uma praça com o custo de 1.3milhões fica pronta em 8 meses (e olha que era par ter ficado em 4, mas houve um “”“pequeno””” atraso (sim, com muitas aspas).

Havia um grande numero de pessoas, e não seremos hipócritas ao afirmar que era esperado um ato grandioso. Mas, na medida do que foi organizado a se fazer, o resultado foi muito maior do que o esperado. A prova disso se dá, durante a distribuição dos panfletos, quando muitas pessoas apoiaram o ato, elogiando a iniciativa e dando parabéns. Houve também quem perguntasse quanto estávamos ganhando por aquilo, e só agora vêm à cabeça que a resposta poderia ter sido “Liberdade, senhora”, mas na hora só saiu um “na verdade, absolutamente nada”. O que dizer então da diferença gritante entre a intensidade forte dos aplausos no início e a aparência fraca destes ao término da cerimônia do prefeito, ou da necessidade dele deixar claro, durante o discurso e com um tom de voz claramente incomodado, de que no portal da prefeitura há o orçamento dos gastos. Mas, apesar de suas falas, os cartazes ainda serviram de resposta.

Não, não pretendemos parar por aqui. E não, também não estamos aqui para representar ninguém, principalmente partidos e/ou empresas, mas sim para ter uma tentativa de mostrar que é possível SIM que cada um se faça ser ouvido, mas para isso é preciso se mobilizar, se unir, se organizar.

O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.” Martin Luther King


Panfleto e Cartazes do Ato na re-inauguração da Praça da Matriz de Tatuí, dia 8/12/2011

Tatuianos, vocês notaram que essa obra demorou mais do que devia para ser concluída?
Pois é, podemos sugerir várias explicações para isto, logo teremos que escolher um novo prefeito para nossa cidade e, se permitirem, outros vereadores. Todo este atraso é exagerado e aparenta estratégia política, visando estas eleições, e sim meu caro, é seu voto que eles querem fisgar!
Você contribuinte, quero que imagine todo o seu salário e saiba que nós trabalhamos, em média, 4 meses por ano, somente para pagar impostos, os quais deveriam ser investidos em saúde, transportes, EDUCAÇÃO, entre outras coisas essenciais para o nosso bem-estar.
Reformas nesta praça são rotineiras (Borsatto, Veio Quevedo e outros usaram a mesma estratégia). Esta está excedendo o prazo, usou verba federal, enviada pelo ministério do Turismo (do já afastado Vacarezza), enquanto alguns bairros de Tatuí não têm nem calçadas (Jardim América), a maternidade permanece em reforma... e as quadras de tennis? Paradas!
Agora quero que se lembre do seu salário, em oito meses gastaram 800 mil para, basicamente, colocar lajota e destruir o antigo coreto. Você mais que ninguém sabe o valor de seu suor.
Vale ressaltar que a empresa Camargo LTDA próxima ao prefeito venceu a licitação e está comandando esta reforma, tirem suas próprias conclusões perante a isto...
Chegou a hora de dizer por que estamos aqui, podemos observar que em todo o mundo, a população está começando a se revoltar contra seus opressores Egito, Líbia,Chile EUA, e outros países, este espírito de conformismo está morrendo aos poucos, e queremos você, conscientizado, ao nosso lado, para que possamos de alguma forma, juntos, mudar nossa realidade, e construir uma sociedade mais justa e igualitária!
Nossa arma é nossa Voz - Coletivo ÁGORAS

5 comentários:

  1. [tio.taz] Mantenham-nos informados!

    Saúde & Força!

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que não estamos sozinhos!

    ResponderExcluir
  3. Enquanto houver sonhadores e inquietações haverá esperança. Sempre, sempre.

    Força pra todxs e em especial para o Coletivo Ágoras!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todxs do Coletivo Ágoras!

    Iniciativa louvável... força e força!

    Amanda.

    ResponderExcluir