quarta-feira, 11 de maio de 2011

Abuela Grillo

"O mar vai virar sertão, e o sertão vai virar mar..."


[direto do fantástico blog do Miséria]

4 comentários:

  1. Sobre água
    http://www.midiaindependente.org/es/red/2010/07/474917.shtml

    indicação do documentário "Blue Gold - World Water Wars"

    ResponderExcluir
  2. Sobre privatização da água

    "Em 2000, na cidade de Cochabamba (com cerca de 700 mil habitantes, considerando-se a área urbana e rural), na Bolívia, houve a privatização da água e do já precário sistema de abastecimento e redes de esgoto, ficando a cargo da Aguas del Tunari, um consórcio criado por capitais dos EUA, Itália, Espanha e Bolívia que, da noite para o dia, aumentou as tarifas em até 300% sem que houvesse sequer melhora nos serviços ou ampliação da área de cobertura para as zonas mais pobres".
    Pessoal foi às ruas, houve repressão (pra variar...)

    http://www.diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=3392:estrategia-de-privatizacao-e-exploracao-da-agua&catid=64:consumo-e-meio-natural&Itemid=79

    a matéria é interessante, cita até o caso de São João del Rei e outro documentário
    “ Flow: For Love of Water”

    ResponderExcluir
  3. Sobre água... outro ponto seria falar da indústria da seca no Brasil. Tema velho, "batido" e não resolvido. Um tema que está longe de ser resolvido com a transposição do Rio São Francisco. O andamento dessa transposição também merece(ria) umas discussões mais profundas (desabamento de tunel no Ceará, canal que não funciona em Alagoas, obras paradas na Paraiba, "desaceleração' do PAC*", protestos indigenas contra a transposição - campanha OPARÁ, e contra usina Belo Monte... etc) .

    *li isso numa noticia: desaceleração do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) vamos mudar o nome do plano ou explicar o que é que vai crescer... Acho que é uma volta à conversa de fazer crescer o bolo pra depois (quem sabe, um dia, talvez, pode ser que, vamos ver se se pode) dividir.

    ResponderExcluir
  4. o ser humano vai de encontro aos seus grilhões, como disse Rousseau, e o faz pelo atalho da ignorância. Quem se diz livre é porque está parado, porque quando começa a se mexer sente o peso das correntes e quando tenta gritar sente o gosto da mordaça. quantos mordem a lingua e escrevem em sangue "NÃO MAIS!"? Quando as pessoas se movimentam e por consequencia desestabiizam o sistema, sentem o peso dos cacetetes ou as picadas dos marimbondos de chumbo. Maldição que é a ignorância. Maldição que é a preguiça, que é o medo.

    O que se pinga na necessidade para transformá-la de fraqueza em força de vontade?

    ResponderExcluir