sábado, 28 de maio de 2011

Chamada para Frente de Afinidade: "GUTEMBERG AUTONOMO TEMPORÁRIO"!

Ola a Tod@s!

Essa é uma chamada para uma frente de afinidade que visa publicar o máximo de posts possíveis - em forma de panfleto -  em menos tempo. 

Essa é uma frente "aberta" a todo mundo: dos participantes mais "ativos" espero participação efetiva, mas mesmo que você não seja um leitor frequente do blog, pode participar também! basta seguir (e alterar!) as seguintes indicaçoes:

1) escolha pelo menos 5 posts do KRISIS com os quais voce tenha se identificado, curtido muito, e que acha que merecem divulgação;

2) recorte e cole cada um dos posts numa pagina de openoffice ou word, coloque o endereço do blog e o email para contato e imprima (de preferencia separadamente, ou seja, cada post é um panfleto em si mesmo...) [se quiser pode imprimir diratamente de seu navegador também...];

3) se quiser incrementar, faça! tipo, colocar seus comentários, montar em formato de zine, colocar outras imagens, incluir informaçoes no texto, fazer uma capa, sei la, o que você quiser fazer.

4) distribua! Algumas ideias: coloque um pouco na biblioteca da faculdade, um pouco embaixo das carteiras de algumas salas, venda no sinal (tem gente que da dinheiro achando que é jornal - mas não vao se arrepender!); mande pelo correio pra uma galera que voce sabe que vai curtir, etc...!

Pelos meus calculos, se 10 pessoas executarem essa "receita" publicaremos fisicamente 250 posts, com artigos variados e com informações adicionais, o que será bem legal para quem não conhece o blog ter em mãos!

Seguem abaixo alguns exemplos do "comofais":

Esse é bem simples, é praticamente só o texto, com algumas frases com letra maior. O Verso é branco... 
 Esse é o mesmo modelo do de cima, mas selecionei o texto e cliquei em "colunas" no menu ferramentas (ou inserir, depende do programa que vc usar). Coloquei um centimetro de largura no entre-colunas. Abaixo do nome principal e no final coloquei uma linha divisória, só para dar uma melhorada estética. No final o blog e o email.










Esse aqui debaixo é praticamente o mesmo do de cima, mas está na horizontal, dá um aspecto interessante tb...

Essas duas agora são em formato de zine. Observe que a capa é a página da figura. Se você imprimir uma página na frente e outra no verso, bastará que vc dobre ao meio (tipo revista) e a capa ficará na frente, o texto no miolo (paginas 2 e 3) e a ultima capa terá aquele texto "quem sou eu" do KRISIS.
Para fazer um zine nesse estilo, basta você configurar a página para 1cm de margem (em todas), colocar o papel na horizontal, vá em colunas e ponha duas colunas com entre-colunas de 2cm. Agora cole o texto que voce quer publicar. O ideal é que dê duas páginas, certo? Na metade da sua direita da primeira folha é o que seria a capa; na metade da sua esquerda da primeira folha é o que seria a ultima capa. A segunda página é o miolo, pode ser texto corrido (paginas dois e tres). Para acertar o que vai ser a capa e a ultima capa, basta visualizar que seu texto está dividido em quatro "páginas". Voce recortará o texto que está na sua quarta página e colará na primeira. Na segunda página voce colará a capa, e na terceira e e na quarta página, o texto-miolo. Será que fui claro? Se quiserem um exemplo melhor, basta pegar uma folha sulfite e dobrar ao meio: a página que está na sua frente é a capa. Escreva "p. 1"; abra a "revista" e escreva "p. 2" à esquerda e "p. 3" à direita. Feche a "revista" e escreva "ultima capa, p. 4". Agora abra a sulfite e veja que a sequencia de páginas é "4 e 1" (ou seja "ultima capa à esquerda" e "capa à direita"), e no verso "p. 2" e "p. 3". Agora é só diagramar no Word ou no OpenOffice de acordo com esse exemplo (que nos meios gráficos se chama "boneca").

De qualquer forma, são só idéias, publiquem como quiserem! Vou pedir a gentileza de que, ao publicarem, deixem um comentário dizendo quais foram os posts escolhidos e o número de cópias de cada um!

Essa é uma frente de afinidade simples, sem grandes conflitos. Cada um agora pode tomar posição e fazer sua escolha "Eu quero por a mão na massa nisso ou não?" Sinceramente, não vejo por que não fazer. É bem barato (impressões a 5 centavos vão custar 25 centavos; impressões a 10 centavos vão custar 50 centavos; impressões a 15 centavos vão custar 75 centavos...¬¬) e não toma muito tempo (tempo de achar o post, recortar e colar, imprimir ¬¬). Não vou propor tempo para execução, espero apenas que cada um que se propor a fazer tenha o bom senso para consigo mesmo de dizer "vou fazer o quanto antes para ajudar o grupo e para aprender mais".

É isso!
Abxxx a tod@s
Mãos à obra!

2 comentários:

  1. gostei! forma facil e simples de divulgaçao, levando informaçoes e reflexoes mto validas pra "comunidade". otima sugestao! dentro!

    ResponderExcluir