segunda-feira, 30 de maio de 2011

Porque Te Calas, Se Eles Dizem Tudo Com As Próprias Armas?


Documentário sobre os Neonazistas na Paulista from Raphael Tsavkko on Vimeo.

Vídeo do por trás da "manifestação Pró-Bolsonaro" dos neo-nazis paulistanos do grupo ultradefesa. 

Muitos de nós ainda pensam que deve-se dar liberdade de expressão a qualquer ser humano. Essa é uma questão filosófica, obviamente. Afinal, todo ser humano deveria ter direito a se expressar livremente, suas ideias e doutrinas. Pois sim, expressar verbalmente, trocar ideias sobre o assunto, etc...

Mas e quando aquilo que chamamos de liberdade de expressão se transforma em liberdade para o espancamento, assassínio, intolerância? E quando sabemos que o objetivo último da liberdade de expressão verbal de certos grupos é justamente culminar numa violência física e moral à minorias?

Quando eles põem fogo num mendigo, quando espancam um nordestino, quando jogam bombas em passeatas GLBTS, quando humilham negros e imigrantes, eles estão exercitando sua liberdade de expressão favorita. A expressão verbal não é o canal prioritário deles. Vide o emblema na camiseta de um desses neonazis, a frase que remete ao fascismo dos camisas pretas italianos, que diziam: "NÃO ME IMPORTO". é o mesmo que "não me importo se minha ideologia te fere moralmente, tampouco fisicamente".

Nacionalismo, em si, na minha opinião, já é algo errado quando tratado em níveis políticos. Ultra-nacionalismo então, nem se fala. E tenho a impressão que eles, os neonazis, quando falam em Nação, estão falando de SP.

Tem muita gente defendendo a liberdade de expressão desses grupos, dizendo que eles podem se expressar, porque acham que é só no nível verbal. Bom, não é só no nível verbal e vemos que esse vídeo diz muito sobre isso. Não se trata de um grupo que prega o nazismo pacificamente (o que seria bastante contraditório, diga-se de passagem), mas de um grupo (e de uma ideologia) que pratica a violência efetiva, direta e drástica. 

então, meus caros. chega de inocência. Enquanto defendemos a liberdade de expressão deles, esquecemos de exercer a nossa. A minha é pacífica, mas corre o risco de ser calada pela ação da "liberdade de expressão" desses ogros.

ATENÇÃO galera, atenção aos rumos que a história está tomando, DE NOVO. Chega de assistir a história! VAMOS ATUAR SOBRE ELA!

4 comentários:

  1. eu tenho um grande conflito dentro de mim sobre até onde vai o pacifismo, que eu tanto acredito, enquanto grupos se manifestam pela violência e intolerância. é um tema que tem muito a ser discutido!

    ResponderExcluir
  2. Acho complicado demais. De minha parte, eu entendo o porque de o Anarquismo estar classicamente ligado ao pacifismo; mas por outro lado eu também sou capaz de compreender porque tantos grupos (e não só de anarquistas) se cansaram de ver os canastrões da extrema direita cagando em nossas vidas e partiram para a violência. é uma tentativa de acelerar o processo de conscientização, de mostrar para as pessoas quem são os alvos - o "problema" é que os atacantes acabam sendo vistos negativamente, nao importa a "razão" do ataque, e sim sua consequencia.

    Mas violencia justifica a violência - se um grupo anarquista é violento, um grupo nazi se sente no direito de ser tb (alias, mesmo se ñ houver um grupo anarquista violento, os nazis se sentem no direito tb, uhauhauh).

    É um tema bastante complexo filosoficamente, materialmente falando então, é ainda mais.

    Fato é que enquanto estamos conversando sobre eles, eles estão violentando. O que fazer quando for o nosso jardim, como no clássico poema de Maiakovsky?

    ResponderExcluir
  3. Qualquer atitude anti-democrática é anti-democrática. É ÓBVIO. Um nazista não pode se manifestar violentamente, não se pode fazer apologia ao racismo ou a homofobia ou ao machismo, pelo simples fato de que são atitudes anti-democráticas, e como tal devem ser reprimidas. Talvez essa seja a grande contradição da democracia; talvez não. Por isso, sou a favor de que se reprima a "liberdade de expressão altamente anti-democrática" dos carecas.
    Fazendo um paralelo com a Marcha pela Liberdade... em que isso afeta outras pessoas? Em que defender a legalização da maconha fere, ofende ou reprime outro sujeito? Em que EU fumar a minha erva vai prejudicar quem está ao meu lado? O curioso do Estado é que ele é extremamente paternalista, e teoricamente sabe o que faz bem pra vc. Leis como "coloque o cinto de segurança", "droga é ilegal", são leis que não deveriam existir, pois o próprio indivíduo deveria saber das consequências de seus atos, sem ter que haver aquela luzinha vermelha que apita quando vc vai contra ao que o Estado defende. Nos acostumamos a ter alguém que pensa por nós. Isso deve acabar.

    ResponderExcluir
  4. "Nos acostumamos a ter alguém que pensa por nós. Isso deve acabar."

    mas aí vamos ter que por a mão na massa... estamos treinando desde já?

    ResponderExcluir