segunda-feira, 30 de maio de 2011

Poesia do Colapso

  Essa é uma poesia do meu amigo Mao (visitem http://oourodamiseria.blogspot.com/). Ela, pra mim, mostra um pouco o que é ser poeta, e pensei nela pela reflexão que o Taz nos mandou via e-mail "quando leram uma poesia pela ultima vez? quando escreveram?". Poesia é forma de expressão e, mais que isso, criação. Esse exemplo desse grande poeta nos faz refletir as condições do mundo, a qual muitas outras condições e raízes estão submetidas. Agora chega, que poema é pra se ler com a mente limpa. Beijos à todos.


POESIA DO COLAPSO

O mundo é pequeno e por isso está acabando.
E não falo, veja bem, em espaço.
Falo do tamanho de sua significância.
O mundo é pequeno!
Não adianta me falar do verde,
Pois o que é o verde se não produto?
É produto, sim! Todos o consomem!
Assim como os animais e todo o resto.
E de tanto consumirmos há de se findar.
Há de se findar esse pequeno mundo!

O mundo é pequeno! Ervilha,
Naftalina mijada, cocô de rato!
E por isso está acabando. Amém!
É humano este mundo, é pequeno.
É pequeno este humano, é imundo.
É o mundo pequeno, é humano.
É a língua da cobra, é veneno.
É veneno do humano, é o mundo!
É pequeno o veneno que mata,
Do tamanho de algumas cabeças.

O mundo é bem pequeno. Acaba.
Dê graças aos deuses e aos homens,
Dê graças às putas e aos filhos,
Dê graças aos santos fingidos,
Dê graças às leis e à ordem,
Dê graças à boa vontade
E à má vontade. Um brinde!
Dê graças ao mundo que acaba
E aos versos que exaltam o momento!
Acabe, mundo pequeno!

Enquanto o mundo acaba
Permito-me repousar, mas veja:
Não pense em me culpar!
Não há o que fazer para reverter
A não ser criar, criar e criar.
Portanto, se o mundo se finda,
O que ofereço é quase solução.
Meu repouso é a poesia:
Fim de qualquer agonia,
Início da criação!

Mao Punk

5 comentários:

  1. [tio.taz]
    mais uma pra parede do meu quarto...

    e para as paredes da minha cabeça...

    e pros outdoors da minha testa.

    ResponderExcluir
  2. paredes da cabeça, que poético... escreva sobre isso ;)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Mao, pela poesia e pelo bolg...

    Inspirador...

    Amanda.

    ResponderExcluir
  4. ótima poesia. Só devemos nos atentar para não nos atermos demais a palavras. às vezes questiono a validade da arte. Muita fala, pouca ação. Vide Chico Buarque.

    ResponderExcluir
  5. Valeu pelos comentários! =)

    Ah, sim, Mariana! Você está certíssima quando fala para nos atentarmos à problemática "muita fala, pouca ação".

    Porem não questiono a validade da arte. Mas aí entramos em outra questão: o que é a arte? rs

    Acredito que é uma das expressões mais transformadoras. Mas quem quer transformação busca outras expressões também ;)

    "Se não posso dançar não é minha revolução" Emma Goldman

    Beijos para tod@s!

    ResponderExcluir