terça-feira, 31 de maio de 2011

Frente de Afinidades Terrorismo Poético

Frente de Afinidade TP e explicação sobre Terrorismo Poético:
O livro caos (hakim bey) trata do anarquismo ontológico, que na minha visão, é a idéia de que o real conflituoso, ou seja, que o caos é inerente ao ser humano e a sociabilidade. Nesse sentido que sempre penso que, muitas das pessoas que temem ou não aprovam a anarquia é por que tem medo de si mesmas e da natureza humana, medo desse caos que se instauraria.
Dentro desse pensamento de que a anarquia é existente nas nossas relações e na nossa vida cotidiana, e no sentido de não buscarmos uma revolução com “tomada de poder” e sim um processo democrático e igualitário de todos, a proposta de terrorismo poético vem como instrumento pra essa alternativa na vida cotidiana.
O terrorismo poético, na minha opinião, nada mais é que uma maneira de manifestação mais atrativa aos que assistem. Assim como toda forma de arte acaba tornando mais interessante o conteúdo a ser contemplado, o terrorismo poético assusta, chama a atenção, e desperta curiosidade e inquietações em quem o presencia.
Sendo assim, qualquer expressão que atinja algum público, de forma a transmitir uma idéia de inconformidade, a partir de métodos criativos, pode ser terrorismo poético.
Acho um pouco difícil explicar, e por isso vou colocar umas imagens pra exemplificar ações de terrorismo poético:




E um vídeo de um grupo ativista de SP, só pra termos uma noção (não pra seguirmos, necessariamente):
http://www.youtube.com/watch?v=2bGGNsV3Qfs
Quero atentar agora que essa é uma proposta anarquista, mas a minha idéia é seguir o fluxo do krisis (mesmo sabendo que podemos nos direcionar politicamente nas frentes de afinidade) e dar abertura para diferentes perspectivas e idéias. Quanto mais criativo melhor ficará a ação. Sim, a ação. É importante lembrar também que essa frente de afinidade que podemos chamar temporariamente de TP vai utilizar de discussões, reflexões, idéias, muita criação, mas por fim, ação. Quem quiser participar e tiver dúvidas, pode me escrever (bia) que no que eu puder ajudar...
E quem puder postar contribuições a respeito do tema será mto bem vindo, pq fiz um resuminho bem superficial mesmo... e a partir dos meus pontos de vista!
Bibliografias pra quem se interessar:
Caos – Hakim Bey
Manual da Delinqüência Juvenil -  download: http://brasil.indymedia.org/media/2005/03/310612.pdf
Até mais! Beijos à todos!


3 comentários:

  1. Olha um video do banksy na disney - apavorando com um bom terrorismo poetico...

    http://youtu.be/jkZoC6dwRqE

    ps: guantanamo taí ainda...

    ResponderExcluir
  2. TP é coisa linda demais, né?

    Em minha opinião, devemos entender o TP como a anarquia acontecendo aqui e agora, como a própria ideia de TAZ (Temporary Autonomy Zone) idealizada também por Hakim Bey.

    No momento em que colocamos a arte rompendo com a rotina, desafiando as normas estabelecidas, provocando reações e questionamentos, temos a anarquia viva! Mas, sendo uma manifestação instantânea, torna-se temporária quanto a eficácia imediata, mas prolongada quanto ao efeito mental que pode, inclusive, incentivar a criação de outras TAZ's.

    A anarquia está acontecendo nesse exato momento em vários lugares. E parando de acontecer. E acontecendo novamente.

    Somos parte do processo criativo anárquico.

    Beijos para tod@s!

    TAZ - Hakim Bey (para baixar PDF):
    http://www.4shared.com/document/pJHIK1jz/Hakim_Bey_-_TAZ__Zona_Autonoma.htm

    ResponderExcluir
  3. taz, se quiser poste o video no post, rs. pra ficar mais visivel... edite meu post, acrescentando-o. pois é um exemplo d um outro tipo d tp... ^^
    mo, valeu a contribuição, concordo com vc!

    ResponderExcluir